segunda-feira , 11 dezembro 2017
Página principal / Notícias / Fala Morador / Futura utilização dos Galpões do IBC

Futura utilização dos Galpões do IBC

DSC_1240Os galpões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), uma área que ocupa 32 mil metros quadrados localizada em Jardim da Penha e que pertence à União, sempre despertou o interesse dos moradores na utilização do espaço para o bairro.

O deputado federal Lelo Coimbra, junto com o Ministério da Agricultura, está na luta para que este processo de liberação do espaço seja concluído. A proposta é que os grãos, hoje armazenados nos Galpões, sejam transferidos para um novo complexo que será construído em Viana. Com isso o local será desativado e poderá ter novas utilizações.

Para o futuro deste espaço é importante que os moradores do bairro incluam na discussão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória o que será feito neste local.

A equipe do Jardim da Penha Online perguntou aos moradores do bairro, através do “Fala Morador”, qual seria o melhor uso desta área após sua liberação. As sugestões mais citadas foram: criação de um centro cultural com espaço para atividades de lazer e gastronomia, e em segundo lugar, transformá-lo em um Mercado Central.

“Sou totalmente a favor de transformar aquela imensa área em um espaço destinado às artes. Biblioteca e cafés pra ponto de encontros. Tudo colorido e com uma boa vegetação e iluminação. Que tal copiar o modelo do Sesc paulista? ”, afirmou a moradora Maria Cristina Prado. Já para o morador Fábio Martins, outros locais como o Mirante 9 de julho e o Sesc Pompéia em São Paulo poderiam servir de modelo para a utilização deste local. “Um ótimo exemplo de como revitalizar uma área pública em parceria com a iniciativa privada e ações culturais: o Mirante 9 de julho em São Paulo. Outro exemplo a ser seguido, o Sesc Pompeia, cuja arquitetura (galpões) é bem parecida. Isso daria um upgrade imenso no bairro e se tornaria referência no país”, disse Fábio.

Outra sugestão feita pelos moradores foi a criação de um parque, o que não tem no bairro. “Façam um PARQUE com campo de futebol, quadra de tênis, área verde, área para caminhadas, e talvez um palco para teatro. Mata da Praia, Jardim Camburi, Praia do Canto, Maruípe, etc; todos eles têm parques, menos Jardim da Penha. Nosso bairro não têm nem um campo de futebol! Esporte e lazer… esse é o destino do terreno!”, relatou Juliano Feitosa.

Mercado Central em Jardim da Penha?

Em várias capitais do país como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os Mercados Centrais são um grande ponto turístico, onde os visitantes conhecem a cultura e a comida típica daquele estado. Como o Mercado Central de São Paulo que é um dos maiores da região sudeste e o mais tradicional ponto gourmet da cidade.

Para os moradores de Jardim da Penha a criação de um Mercado Central traria para o bairro um ponto turístico, que poderia reunir em um único local produtos alimentícios, comida típica e artesanato capixaba.

“Eu acredito que tornar o IBC num Mercado Central para o ES seria muito bom, pois o nosso estado é o único na região sudeste que não possui um mercado central. De quebra, os moradores do entorno iriam ter seus imóveis mais valorizados, uma vez que, a feira iria ser transferida da rua para dentro do mercado central, e hoje os mesmos sofrem com desvalorização, pois ficam reféns dos horários dos feirantes”, relatou o morador Matheus Véras.

Posicionamento do Deputado Federal Lelo Coimbra

De acordo com a assessoria do deputado federal Lelo Coimbra, em 2016 serão iniciadas as obras do novo Complexo de Armazenamento de Grãos em Viana. O terreno já foi doado pelo Estado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para onde serão destinados os grãos.

Além de atender a demanda antiga dos produtores, o novo espaço também vai beneficiar moradores de Vitória, já que os galpões serão desativados.

Os galpões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), uma área que ocupa 32 mil metros quadrados localizada em Jardim da Penha e que pertence à União, sempre despertou o interesse dos moradores na utilização do espaço para o bairro. O deputado federal Lelo Coimbra, junto com o Ministério da…

Deixe a sua avaliação

Avaliação Total: 4.01 ( 7 votos)

Veja Também

Gato lavadores de Carro

Lavadores de Carro e ambulantes roubam energia em Jardim da Penha

A conta de luz não para de subir, mas para alguns isso não é problema. ...