quarta-feira , 18 outubro 2017
Página principal / Notícias / Fala Morador / Lavadores de Carro e ambulantes roubam energia em Jardim da Penha

Lavadores de Carro e ambulantes roubam energia em Jardim da Penha

A conta de luz não para de subir, mas para alguns isso não é problema.

Recentemente publicamos na Fanpage uma foto feita por um morador em que flagra lavadores de carro e ambulantes roubando energia de um poste na Pracinha da antiga Flash Vídeo em Jardim da Penha. A prática é comum e os lava-jatos e ambulantes estão em cada esquina do bairro.

Após esta publicação, recebemos mais imagens e denúncias de mais casos pelo bairro. Um deles está na praça dos estados (onde ficam os brinquedos infantis na sexta-feira), inclusive sendo este o uso da eletricidade retirada do poste, sem relógio, e um outro flagra foi na rua da feira, a Octávio de Queiroz, ao lado do IBC.

Enviamos os flagrantes para a EDP Escelsa e recebemos a seguinte resposta:

A EDP informa que enviou uma equipe ao local e retirou a ligação irregular. A Distribuidora realiza constantes inspeções, retiradas e regularização de ligações clandestinas em toda sua área de concessão e alerta que o furto de energia além de crime, provoca danos nas instalações próprias e de terceiros, e elevados risco de acidentes.

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as agências de atendimento ao cliente e o site. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

O furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

Entre os acidentes que podem ocorrer quando são realizadas intervenções irregulares na rede elétrica, tanto para os usuários, bem como moradores, vizinhos e demais pessoas próximas à fiação irregular, estão o choque elétrico, curto circuito e incêndios.

Lavadores da carro

Além do “gato”, os lavadores de carro também causam alguns problemas para o bairro, como atrapalhar estacionamento, provocar barulho e gritaria nas ruas, e causar danos ao meio ambiente, pois durante a lavagens dos veículos há a emissão de água com sabão, óleo e querosene, entre outros resíduos, que vão direto para os bueiros.

“Cada rua hoje tem lavador de carro que faz o que quer, muitas vezes provocando barulho dia todo com motor e gritaria, a exemplo de um atrás do posto de combustível desativado próximo ao clube dos oficiais. E ninguém pode estacionar próximo. Tem outro na rua do IBC que costuma tomar parte da rua. Eu pergunto: Eles tem licença ambiental pra este tipo de serviço? Pagam impostos?”, indagou o morador Renato Castro.

A Prefeitura de Vitória informa que foi promulgada a Lei 8717/2014, que autoriza o serviço motorizado de lavadores autônomos de veículos automotores nos logradouros públicos da cidade. O município está elaborando a regulamentação da atividade. Além disso, fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade monitoram o trabalho dos lavadores e a população pode denunciar as irregularidades pelo telefone 156 Fala Vitória.

A conta de luz não para de subir, mas para alguns isso não é problema. Recentemente publicamos na Fanpage uma foto feita por um morador em que flagra lavadores de carro e ambulantes roubando energia de um poste na Pracinha da antiga Flash Vídeo em Jardim da Penha. A prática…

Avaliação Total: Seja o primeiro!

Veja Também

i4zago3cztbobw45hzw5rmiz2043323

Pastor retira boneca afro em creche de Vitória e diz ser ‘símbolo de macumba’

O pastor João Brito, da Igreja Evangélica Batista de Vitória, pediu que um painel feito ...