sábado , 19 agosto 2017
Página principal / Notícias / Maio Amarelo: Vitória registra queda de mortes no trânsito

Maio Amarelo: Vitória registra queda de mortes no trânsito

maio-amarelo-vitoria-faz-acoes-para-transito-mais-humano_620_
Iluminação em amarelo na Ponte da Passagem em menção ao Maio Amarelo. Foto: Divulgação

Com o objetivo de humanizar o trânsito e também reduzir lesões e mortes causadas por acidentes, tiveram início, na última segunda-feira (2), as ações da campanha Maio Amarelo em Vitória. No auditório da Prefeitura, representantes da administração municipal, Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde participaram da solenidade e apresentaram números sobre ocorrências de trânsito na capital e no Brasil.

Na capital, houve uma redução de 46 mortes no trânsito em 2014 para 27 em 2015. A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou que a queda nos números é resultado de um trabalho integrado. “A saúde pública acaba absorvendo o maior impacto dos acidentes nas vias, ficando com pessoas internadas, com sequelas… Mas, para mudar esse cenário, é preciso ter a união de todos, é preciso apoio das secretarias de Educação, Trânsito, Assistência Social e Segurança Urbana. Como nos unimos em um conjunto de ações, conseguimos reduzir esses números”, afirmou.

Conscientização

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que todas as ações no trânsito são convenções e pactos que os moradores assumem e seguem, citando o respeito à faixa de pedestre em Jardim da Penha, a faixa amarela de compartilhamento do calçadão de Camburi e o projeto Bairro de Velocidade Segura, implantado inicialmente no Bairro de Lourdes. “A conscientização e a educação são o caminho para transformarmos nossa cultura e preservamos a vida de todos”.

Para Sheila Marina de Lima, representante do Ministério da Saúde, Vitória está muito bem diante do cenário nacional. “Enquanto no Brasil temos aumento do número de acidentes com vítimas, em Vitória houve redução. Acredito que isso é fruto da implantação do Programa Vida no Trânsito, do trabalho compartilhado entre diferentes secretarias na busca de dados e de ser parte da gestão decidir reduzir esses números”.

Para a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Joseane Zoghbi, apenas com a conscientização das pessoas será possível tornar o trânsito mais seguro. “É preciso respeitar as sinalizações de trânsito, não dirigir após ingerir bebida alcoólica ou usando celular. Fazendo o que já sabemos que temos que fazer iremos mudar essa realidade violenta no trânsito”.

Ações

Haverá atividades durante todo o mês. Haverá palestras em escolas e blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade.

Entre as principais ações, estão uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas de trauma em acidentes, em parceria com o Samu 192 e o lançamento do projeto Escola Segura no Trânsito da Vida, com a palestra “Importância, forma e conteúdo da educação para o trânsito na Educação Básica, conforme as diretrizes nacionais da educação para o trânsito”, no dia 10 de maio.

Em Jardim da Penha destaque para a ação para os idosos no Centro de Convivência do bairro, na próxima quarta-feira, dia 11/05, das 14h às 17h. Confira a programação completa.

Fonte: Prefeitura de Vitória com alterações

Com o objetivo de humanizar o trânsito e também reduzir lesões e mortes causadas por acidentes, tiveram início, na última segunda-feira (2), as ações da campanha Maio Amarelo em Vitória. No auditório…

Avaliação Total: 5 ( 1 votos)

Veja Também

i4zago3cztbobw45hzw5rmiz2043323

Pastor retira boneca afro em creche de Vitória e diz ser ‘símbolo de macumba’

O pastor João Brito, da Igreja Evangélica Batista de Vitória, pediu que um painel feito ...